sábado, 6 de outubro de 2012

Alta do IPCA foi puxada por alimentos e seca nos EUA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (5), apresentou variação de 0,57% em setembro e ficou 0,16 ponto percentual acima da taxa de 0,41% registrada em agosto. Para especialistas, a alta ainda reflete a seca dos Estados Unidos, que afetou o abastecimento do mercado de alimentos no mundo. Com o resultado, os economistas acreditam que a inflação no ano ficará acima dos 5% e se dividem quanto à possibilidade de retomada de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre.

"O resultado do IPCA ainda é efeito da alta dos alimentos e deve contaminar o próximo mês. Está relacionado à seca dos Estados Unidos de julho. Isso deve colocar o índice em quase um ponto acima do que o governo esperava", explica o professor de economia da Escola de São Paulo-FGV/SP, Paulo Gala.

Os alimentos apresentaram alta de 1,26% no mês passado. O grupo de alimentação e bebidas avançou 0,38% em relação ao dado de agosto, de 0,88%. Esse setor foi responsável por 53% do resultado do IPCA de setembro.
...

De Luciano Pádua, JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário