terça-feira, 16 de outubro de 2012

Conta-salário: reclamações têm aumento de 343%


Problemas envolvendo conta-salário motivaram 727 reclamações no Banco Central (BC) no período de janeiro a maio deste ano. O número é 343% maior que as 164 queixas registradas no mesmo período do ano passado. O crescimento dos problemas levou o tema ao topo do ranking de reclamações em maio. No mês passado, a prestação de serviço de forma irregular na conta salário acumulou 244 queixas e ultrapassou as 217 reclamações de débitos não autorizados, líder até abril.
A vantagem desse tipo de conta é a possibilidade de transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, sem pagar tarifa. Assim, o cliente pode escolher qual banco quer fazer sua movimentação financeira e sem ser necessariamente na conta pela qual recebe seus vencimentos.
De acordo com o BC, as reclamações envolvem o descumprimento de normas que caracterizam a conta salário. Ou seja, o consumidor encontra dificuldade para ter seu dinheiro transferido da conta-salário para outra no mesmo dia, até as 12 horas, e sem a cobrança de tarifa. Outro problema está relacionado à suspensão dessa transferência.
O cancelamento deve ser efetivado no mesmo mês do pedido, desde que a solicitação tenha sido feita com, no mínimo, cinco dias de antecedência à data do crédito.
...

De Gisele Tamamar, JORNAL DA TARDE, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário