segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nas gravações de Kennedy, a matéria-prima da História

Kennedy brinca com o filho, John Kennedy Jr., 2, na Casa Branca, cerca de um mês antes de seu assassinato
Kennedy brinca com o filho, John Kennedy Jr., 2, na Casa Branca, cerca de um mês antes de seu assassinato


O presidente John Kennedy abriu o jornal certa manhã de 1963 e descobriu, horrorizado, que seus ajudantes de ordens militares haviam ordenado a instalação de um leito hospitalar em uma base aérea em Cape Cod, caso a primeira dama, grávida, entrasse em trabalho de parto. Ele acreditava que os US$ 5 mil gastos em mobília representavam um desperdício e que poderiam causar um desastre de relações públicas capaz de levar o Congresso a cortar seu orçamento militar. O presidente, zangado, apanhou o telefone.

Primeiro, ele deu uma bronca em um de seus assessores de imprensa. Exigiu que a mobília fosse devolvida e que os responsáveis --"incluindo aquele idiota que se deixou fotografar do lado do leito"-- fossem transferidos para o Alasca.

Depois, ligou para o general Godfrey McHugh, seu ajudante de ordens da força aérea. "Por que diabos eles permitiram que os jornalistas vissem o quarto?", tonitroou o presidente. "Vocês acabam de torpedear o orçamento da força aérea!"

E as duas broncas não foram o suficiente para que ele controlasse sua raiva quanto ao assessor que se deixou fotografar do lado do leito. "É um bastardo idiota", reclamou Kennedy. "Não queria tê-lo nem dirigindo um bordel", E antes de desligar, o presidente ainda definiu todo o episódio por meio de um palavrão.

By Katharine Q. Seelye, NEW YORK TIMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário