terça-feira, 29 de maio de 2012

Procurador vai enviar caso de Lula para primeira instância


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai encaminhar para a primeira instância a representação que pede uma investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, partidos da oposição protocolaram o pedido contra o ex-presidente por causa de uma reunião em que ele teria pedido ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes o adiamento do mensalão.

DEM, PSDB, PPS e PSOL afirmam que Lula cometeu três crimes --tráfico de influência, corrupção ativa e coação no curso do processo judicial.

Em nota, o PSDB afirmou que "os fatos narrados atentam violentamente contra a independência e a moralidade que devem pautar a atividade pública".

Gurgel encaminhará o caso para a procuradora-chefe da Procuradoria da República do Distrito Federal, Ana Paula Mantovani. Como ex-presidente, Lula não tem mais foro privilegiado.
...

De Folha.com

Ex-deputado da 'oração da propina' se entrega à polícia


O ex-deputado distrital Júnior Brunelli se entregou à polícia no domingo em Brasília. Ele, que ficou conhecido durante o escândalo do Democratas na capital, estava foragido desde sexta-feira, quando teve a prisão temporária decretada por suspeita de desvio de dinheiro público. 
Brunelli e outras três pessoas foram presas acusadas de desviar dinheiro de emendas parlamentares que seria usado em programas para idosos. As informações são do Bom Dia Brasil.
O ex-deputado ficou conhecido depois de ser flagrado recebendo propina de Durval Barbosa, delator do esquema do mensalão do Democratas de Brasília. Em outro vídeo, Brunelli aparece comandando a chamada "oração da propina". Os presos vão responder por crimes como lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
...


De Jornal do Brasil

Mantega reduz de novo projeção para crescimento


O ministro Guido Mantega (Fazenda) voltou ontem a diminuir sua projeção de crescimento do Brasil em 2012.

Se há uma semana ele reduziu sua previsão de 4,5% para 4%, ontem Mantega declarou à agência de notícias Reuters que a expansão do PIB deve ficar entre 3% e 4%.

Assim, a projeção da Fazenda se aproximou um pouco mais da do mercado. O Banco Central divulgou ontem que a estimativa mediana dos economistas caiu pela terceira semana seguida, chegando a 2,99%. É a primeira vez que fica abaixo de 3%.

A piora das projeções reflete um começo de ano ruim para a indústria, os investimentos e o consumo de veículos. O próprio Mantega soltou ontem uma previsão muito fraca para o primeiro trimestre.
...

De Mariana Schreiber, Mariana Carneiro/Folha.com

domingo, 27 de maio de 2012

Com 5% de obras prontas, Brasil sugere à FIFA jogar 5% dos jogos


  • BRASÍLIA – O governo se mostrou bastante satisfeito com o balanço da Copa de 2014, apresentado ontem à imprensa em evento que começou com 78% de atraso. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que perdeu a hora e chegou depois de iniciada a solenidade, se disse animado com o andamento moroso das obras, um sinal, segundo ele, de que tudo está sendo feito com muito capricho, muito esmero.
    Repórteres pediram que Rebelo comentasse os números do balanço, e, em especial, o fato de que, a dois anos da Copa, apenas 5% das obras estejam prontas. Falando lentamente, Rebelo explicou que 5% é mais do que 4%, substancialmente mais do que 3% e o dobro de 2,5%. “Gostaria muito que a imprensa se debruçasse sobre esses números”, bocejou, para concluir, depois de uma rápida soneca, que já está um pouco cansado da preocupação excessiva com os 95% restantes.
    Como o ministro puxasse um baralho do colete e começasse a jogar paciência, as perguntas seguintes foram dirigidas ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que, antes de responder, foi instado a apresentar documentos para comprovar identidade e função.
    Terminada as formalidades, Ribeiro explicou que estudos do governo revelaram que parcela significativa das funcionárias do almoxarifado da TV Câmara considera 90 minutos tempo demasiado para uma contenda esportiva. Diante disto, o governo decidiu economizar recursos e encerrará as obras em agosto de 2013, data em que, se não chover, os projetos executados já serão 7,2%.
    Ribeiro garante que isso dará ao governo boa margem de segurança para propor à FIFA o encolhimento das partidas para 4 minutos – “2 tempos de 2 minutos, com 20 segundos de intervalo”, conforme explicou. “Isso corresponde a 5% da duração normal, o que permite ocupar de maneira bem mais racional o belo estádio completo e o bonito meio estádio – constituído de campo e pelo menos uma trave – que estarão prontinhos em 2014.
    Os jornalistas deixaram o auditório do ministério dos Esportes na ponta dos pés para não acordar Aldo Rebelo. Segundo assessores próximos, o ministro deixou o local duas horas mais tarde, quando sobressaltou-se com o espirro de um funcionário da limpeza gripado. Espera-se que no máximo em 30 dias Aldo Rebelo diga “saúde”.

    De Revista Piauí

Dilma veta A Fazenda 5


    • BRASÍLIA - Aturdida com a divulgação da lista de participantes do reality show A Fazenda 5, a presidenta Dilma anunciou veto integral à atração. "Imagine a Gretchen ordenhando uma cabra. Ou a reprodução, em rede nacional, do ursinho blau blau de Sylvinho. Tenho o dever cívico de poupar a população de cenas como essa", desabafou a mandatária. "Juntar uma ex-Panicat, uma ex-dançarina do Faustão e uma ex-dançarina do Programa Raul Gil certamente é proibido pelo Protocolo de Kyoto e terá como consequência causar males irreversíveis ao nosso ecossistema espiritual".

    • A decisão foi apoiada pela WWF, Greenpeace, IBAMA, Suipa e OEA. Somente a bancada ruralista manifestou apoio ao programa.
      Houve também grande repercussão nos círculos políticos internacionais. "O Brasil passa um recado importantíssimo para o mundo: acima de tudo, temos de preservar o bom senso", discursou Barack Obama, pelo seu twitter.
      Animada com a repercussão, a presidenta estuda o veto, ao menos parcial, da reprodução em cativeiro de ex-BBBs e das queimadas de filme de Susana Vieira.


      Da Revista Piauí

    Lula, isto não é segredo para ninguém...


    Nosferatu não quer largar o nosso pescoço e o do estado de direito! Chega, Nosferatu!  Vá militar no Sindicato dos Vampiros Aposentados!
    ...
    As ações de Lula nos bastidores não são segredo pra ninguém. TODOS — REITERO: TODOS!!! — OS JORNALISTAS DE POLÍTICA COM UM GRAU MÍNIMO DE INFORMAÇÃO PARA SE MANTER NA PROFISSÃO SABEM DISSO! E sabem porque Lula, além de notavelmente truculento na ação política — característica que passa mais ou menos despercebido por causa de estilo aparentemente companheiro e boa-praça —, é também um falastrão. Conta vantagens pelos cotovelos. Dias Toffoli, por exemplo, é um que deveria lhe dar um pito. O ex-presidente e seus estafetas têm a pretensão não só de assegurar que ele participará do julgamento como a de que conhecem o conteúdo do seu voto.
    Lula perdeu a mão e a noção de limite. Não aceita que seu partido seja julgado pelas leis do país, assim como jamais aceitou os limites institucionais nos quais tinha de se mover. Considera que a legalidade existe para tolher seus movimentos e para impedir que faça o que tem de ser feito “nestepaiz”.
    Sua ação para encabrestar ministros do Supremo é, se quiserem saber, mais nefasta do que o avanço do Regime Militar contra o Supremo. Aquele cassou ministros — ação que me parece, em muitos aspectos, menos deletéria do que chantageá-los. O mensalão foi uma tentativa de comprar o Poder Legislativo, de transformá-lo em mero caudatário do Executivo. A ação de agora busca anular o Judiciário — na prática, o Poder dos Poderes.
    ...
    De Reinaldo Azevedo/VEJA

    PSDB quer interpelar Lula sobre tentativa de barrar mensalão


    Encurralado pela possibilidade de convocação do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, para depor na CPI do Cachoeira, o PSDB prepara medidas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de pressionar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a adiar o julgamento do processo do mensalão. Setores do partido discutem interpelar o ex-presidente na Justiça, convocá-lo à CPI, bem como a Gilmar, e até propor uma acareação entre os dois. Uma estratégia será fechada nesta segunda-feira, véspera da sessão da CPI na qual pode ser decidida a convocação de Perillo.

    'Não há ainda uma definição. Estamos apenas conversando. Mas até amanhã a gente troca ideias sobre qual vai ser o procedimento', informou neste domingo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), classificando de graves as denúncias contra Lula: 'O que houve foi uma afronta a duas instituições: o Congresso e o Judiciário.'

    Conforme Gilmar, num encontro em Brasília, o ex-presidente Lula lhe ofereceu blindagem na CPI do Cachoeira, de maioria governista, em troca de apoio numa suposta operação do PT para adiar o julgamento do mensalão para 2013. O ministro tem relações estreitas com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), acusado de envolvimento com a organização do bicheiro.

    A proposta teria sido feita no escritório do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que negou o teor da conversa e disse que o encontro não foi combinado. Lula também negou o diálogo, por meio de sua assessoria. Já Gilmar se disse 'perplexo' com a suposta oferta do ex-presidente.
    ...

    De O Estadão


    A minha ignorância é perturbadora.


    Quando o ex-presidente Lula assumiu o Brasil, o seu partido tinha a ideia, o plano e a formatação de uma governança duradoura, e para alguns dirigentes do seu partido PT, a eternidade, mas quê, no inicio não ficou acertado com seus aliados políticos, que não entenderam sua música, por isso tivemos o episódio do Waldomiro que desembocou no MENSALÃO.

    Tenho certeza que Partido dos Trabalhadores PT, só não tinha mesmo o projeto de governo para o país, como ficou claro quando lançou o programa advindo de sua cartilha e da massa encefálica partidária, o espetaculoso FOME ZERO, que embora não percebido por boquiabertos admiradores, se tornou um fisco no seu planejamento e execução, esvaziado assim suas ideias, e não restando alternativa que a apropriação dos já existentes.

    Por sua vez o governo estava administrando uma arrecadação fiscal crescente, baseado no aumento dos impostos, com isto ficou fácil executar a ampliar dos programas sociais criados e elaborados em governos anteriores.

    Inicialmente é dado dinheiro, intitulado de bolsa, que beneficia um universo de cidadã e cidadão pobre, desempregado e marginalizado na partilha da riqueza, pessoas que na maioria vivem no Norte e Nordeste do Brasil, e por estar adversos a natureza, ao abandono educacional, a migalha do quinhão e de outros mazelas que atrofiam sua alto estima, resta tão somente o caminho de sua urna, para tristeza dos seus e alegria dos outros.

    A ignorância que está em mim, atinge a visão a voz a vida, mas por sorte não atinge outrem.

    De Júlio Cunha 

    terça-feira, 22 de maio de 2012

    A PEC do trabalho escravo e o setor escravo de um preconceito boçal


    A Câmara aprovou, por 308 votos a 29, a chamada PEC do Trabalho Escravo, que prevê a expropriação de propriedades caso se constate a existência de “trabalho escravo”. Já escrevi fartamente sobre isso aqui. Vejam que curioso: o texto não discrimina propriedade urbana de rural. Vale para os dois casos. Não obstante, ao noticiar a aprovação, o jornalismo não tem dúvida: informa que foi aprovada a PEC que prevê a “expropriação de terras”.
    O que isso significa? Que as propriedades urbanas só foram incluídas na PEC como tributo que o vício presta à virtude. O que se quer é mais um instrumento para pressionar esses que a imprensa chama “ruralistas”. Nunca antes na históriadestepaiz uma categoria tão importante para o país foi tão satanizada. Alguém aí imagina as oficinas de costura que exploram a mão de obra barata dos bolivianos sendo expropriadas? Ora… Há dias, uma empreiteira que ergue casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” foi acusada pelo Ministério Público do Trabalho de explorar trabalho “semelhante à escravidão”. Ela seria expropriada? Até parece!
    O texto volta para o Senado, onde se espera que haja uma regulamentação caracterizando o que é “trabalho escravo”. Qual é o busílis? As normas que regulamentam, por exemplo, o trabalho rural têm 252 itens. O “trabalho semelhante à escravidão” virou matéria de arbítrio da fiscalização. O simples descumprimento de quatro ou cinco regras já pode jogar o proprietário nessa categoria. Ou se estabelece o que é trabalho escravo, ou tudo passa a ser possível.
    A PEC do trabalho escravo é mais uma evidência de que um setor da economia — o agropecuário — é escravo de um preconceito boçal.
    Por Reinaldo Azevedo/VEJA

    Quando o candidato é derrotado pelo medo


    O cidadão ou cidadão quando coloca o nome a disposição do partido político, para que assim possa concorrer a qualquer cargo, não cabe ao eleitor ou qualquer outro julgar ou mesmo sentenciar sua vontade em participar das eleições, pois existe todo um processo que legaliza e certifica o pretenso candidato.

    E quando o adversário político, cabo eleitoral ou mesmo o eleitor, vier a bradar que o pretenso candidato só irá atrapalhar a candidatura do outro, que é seu escolhido, dando as desculpas esfarrapadas, dizendo que poderá haver divisão dos eleitores aliados, ai sim, tenha certeza que a derrota já é esperada.

    É bom para democracia que o candidato não fiquem eliminando seu adversário político com julgamentos prévios, e muitas vezes preconceituosos, pois demostra que você não está apto ou preparado para enfrentá-los.

    De Júlio Cunha


    Dólar acelera ganhos mesmo com atuação do BC; Bovespa cai


    O dólar acelerou ganhos ante o real e passou a subir mais de 1%, mesmo o Banco Central já tendo realizado dois leilões de swap cambial tradicional (operação que equivale à venda de dólares no mercado futuro) nesta terça-feira.
    Segundo operadores, o mercado deve continuar testando o BC para medir quando a autoridade monetária deve voltar a atuar.
    Por volta das 16h30 (horário de Brasília), a moeda tinha alta de 1,61%, cotada a R$ 2,079 na venda.
    Na direção contrária, o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, opera em queda de 2,45%, aos 55.202 pontos. O giro financeiro da sessão soma R$ 6,15 bilhões. Na segunda-feira, o Ibovespa, subiu 3,81%, a maior alta diária desde de setembro do ano passado.
    Entre as ações com maior liquidez na Bolsa, a preferencial (que dá preferencia na divisão dos dividendos) da Petrobras tem queda de 2,65%, a R$ 19,86. As do mesmo tipo da Vale recua 1,22%, a R$ 36,40.
    A maior baixa até aqui fica por conta da PDG Realt, que despencou 10,15%, a R$ 3,01. As ações da Rossi perdem 8,61%, a R$ 5,20.

    De Folha.com

    CPI do Cachoeira: Sarney é flagrado por grampos da Operação Monte Carlo


    O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é a mais nova vítima da Operação Monte Carlo. Em gravações da Polícia Federal (PF), o ex-presidente aparece fazendo lobby pela promoção de um servidor público da Infraero, cedido à Presidência da República durante o seu mandato. Ele também é citado por outros investigados sobre a compra da participação de Carlinhos Cachoeira em um negócio de incineração de lixo tecnológico, na Alemanha.
    O funcionário beneficiado por Sarney é Raimundo Costa Ferreira Neto,o Ferreirinha, que trabalhava na portaria do Palácio do Planalto. Ele é funcionário da Infraero e, segundo a PF, facilitaria a entrada de produtos contrabandeados para a quadrilha de Carlinhos Cachoeira através do Aeroporto de Brasília. As informações foram divulgadas pelo site "Congresso em Foco".
    ...

    De Jornal do Brasil

    Dilma diz que país está '300% preparado' para enfrentar crise

    A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (21) que o Brasil "está 100%, 200%, 300% preparado [para enfrentar a crise econômica] ".



    De acordo com a presidente, as obras de infraestrutura do governo federal, como a anunciada hoje, fazem parte de "um conjunto de armas contra crises externas".

    "O Brasil, em vez de estar parado esperando a crise, está ativo, fazendo investimentos", afirmou. "Nós vamos resistir à crise criando emprego, investindo em infraestrutura, investindo em atividades sociais."

    Dilma ainda criticou a forma como países europeus estão conduzindo a crise, segundo ela, "produzindo uma das maiores recessões de que se tem notícia".

    "Alguns países têm taxas de desemprego que nós sequer concebemos. É um absurdo, uma desesperança só", afirmou.

    A presidente ainda citou o volume de reservas internacionais do Brasil --atualmente, de US$ 370 bilhões. "Antigamente, o mundo espirrava lá fora e nos pegávamos uma pneumonia. Hoje não pegamos mais", disse.

    "O nosso futuro está preservado. Temos um compromisso com a geração de empregos", afirmou Dilma.
    ...

    De Folha.com

    PSDB reafirma nome próprio em Fortaleza

    Apesar do acordo firmado para que os democratas apoiem o candidato tucano, José Serra, à prefeitura de São Paulo, o PSDB não deverá abrir mão de ter candidatura própria em Fortaleza. É o que garante o presidente do diretório municipal da sigla, Pedro Fiúza. Segundo ele, não existe qualquer orientação da Executiva Nacional para que a agremiação apoie um possível candidato do Democratas (DEM) na Capital cearense.

    Marcos Cals, presidente estadual do PSDB, está estruturando sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza, com o aval de outras lideranças do partido. Recentemente, ele ocupou grande parte dos espaços da propaganda partidária no rádio e televisão, como estratégia de se manter em contato com o eleitorado. Cals foi o candidato a governador dos tucanos no pleito de 2010.

    Na última quinta-feira (19), em cerimônia em São Paulo, o presidente do DEM, José Agripino Maia, anunciou apoio à candidatura de José Serra à sucessão municipal na Capital paulista, reclamando dos tucanos a reciprocidade de apoio para garantir alianças que fortaleçam candidaturas do seu partido em algumas capitais, como Salvador, Macapá, Recife, Aracaju e Fortaleza. O DEM se comprometeu também a apoiar o PSDB em Curitiba, Belém, Teresina e Natal.
    ...


    De Diário do Nordeste

    quinta-feira, 17 de maio de 2012

    A CPI vai pegar você!


    Se a maioria dos estados brasileiros contratou a empresa Delta Construções para obras de grande porte, inclusive as emergências para reforma de estádios pra copa de 2014, mas que hoje estão prejudicados pela paralização dos sérvios, em virtude da empresa está sem receber dinheiro, então hoje está instalado um caos geral nas administrações.

    Veja que temos hoje uma CPI que apura as ligações perigosas do senhor Cachoeira, e todos aqueles políticos, com seus apadrinhados, no desvio do dinheiro público e nas ilicitudes dos contratos de obras e serviços dos programas governamentais.

    A maioria dos que participam da CPI tinham a certeza, ou quase certeza, de que estavam a morder os rabos dos seus desafetos, e depois de uma olhada panorâmica viu-se que o rabo lhes pertence.
    E agora? Como fazer para acabar com uma CPI que caiu na graça e curiosidade dos mortais? É melhor inocentar todo mundo os envolvidos, e deixar como estar? Pois caso saia do controle pode sobrar até para aqueles que não são feitos de teflon.

    De Julio Cunha

    quarta-feira, 16 de maio de 2012

    Comissão da Verdade julgará torturadores da Música Popular Brasileira

    Comissão da Verdade julgará torturadores da Música Popular Brasileira
    Compadre Washington está proibido de pronunciar "Tchaãn" e "tchudududupá" em todo território nacional.


    DIVINO - Integrantes da Comissão da Verdade confirmaram, ontem à tarde, que os torturadores da Música Popular Brasileira serão identificados, julgados e punidos. "Passamos décadas sob implacável ditadura de sertanejos universitários, dançarinas de axé e vocalistas de pagode coxinha", desabafou Geraldo Vandré. Armado de uma queixada de burro, o compositor cantou os versos "é a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar" um tom acima da versão original.
    Intimações foram enviadas para os grupos Soweto, Karametade, Katinguelê, Molejo, Os Morenos, Rouge, Vagabundos, Só Pra Contrariar, Raça Pura, Harmonia do Samba, Sampa Crew, Copacabana Beat, As Meninas e Mastruz com Leite. Latino, Maurício Manieri, Vini Shake Boom e Supla estão foragidos. Tiririca foi poupado por ter imunidade parlamentar. Integrantes do grupo Art Popular desapareceram após serem interrogados para explicar os versos "Até parece que o amor não deu / Até parece que não soube amar / Você reclama do meu apogeu / Do meu apogeu! / E todo o céu vai desabar" e "Pimpolho é um cara bem legal / Pena que não pode ver mulher".
    A trilha sonora da novela Avenida Brasil está sub judice. "É um grande passo para renovarmos a cultura nacional", comemorou Artur Xexéo, enquanto ouvia um LP de Emilinha Borba.
    De Revista Piauí

    Inadimplência do consumidor tem a maior alta para abril em dez anos


    O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou crescimento de 4,8% em abril de 2012, na comparação com março deste ano. Na relação anual – abril deste ano contra o mesmo mês do ano passado – o indicador apresentou alta de 23,7%. No fechamento dos quatro primeiros meses do ano, o índice apontou crescimento de 19,6%.
    Para os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência do consumidor mostra que as dificuldades de honrar as despesas de início de ano, aliadas ao endividamento crescente, se estenderam para além do mês de março, considerado o mais crítico do ano. Dessa forma, abril de 2012 registrou a maior variação mensal para este mês desde 2002.
    Na decomposição do indicador, a inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) puxou a alta do índice com variação de 8,8% e contribuição de 3,5%. As dívidas com os bancos também apontou crescimento de 4,3% (2,1% p.p). Já os títulos protestados e os cheques sem fundos contribuíram para que o indicador de inadimplência do consumidor não subisse mais, com queda de 13,7% e 7,4% e contribuição negativa de 0,2% e 0,7%, respectivamente.
    ...
    De Jornal do Brasil

    A bola o giz e a vida do brasileiro


    Se for possível extrair dos cofres dos governos estaduais e principalmente do governo federal, bilhões de reais para investir em infraestrutura, nas cidades que sediam a Copa do Mundo de 2014, com a construção dos novos estádios de futebol, e a reforma de tantos outros, em beneficio da publicidade e da imagem do seu povo, é muito provável que exista também bastante dinheiro para que aplicado em outras áreas essenciais a vida, a educação e a cultura de seu povo.

    É muito provável que exista dinheiro para nossos hospitais, escolas, creches, e tantas outras necessidades imediatas, como também o custeio e a manutenção dos que já existem, e que atendem a vida, a educação, e o bem estar do povo brasileiro.

    Não devemos nos iludir, pois os jogos da copa durarão apenas 30 dias, e seu legado é mera perspectiva e projeção, no entanto o investimento nas áreas de saúde, educação e bem estar é para tudo a vida.

    A bola em campo é necessária para transborda nossas alegrias, mais também é prioritário que os governos não 
    nos esqueçamos dos educadores, dos profissionais da saúde que também jogam o bolão.

    De Julio Cunha

    O “reality show” da violência.


    Estava hoje ligado na televisão, assistindo o jornalista Datena, quando de repente mim deparei com uma cena  aterrorizante, daquelas vista somente em filme de extrema violência e terror, e que infelizmente já faz parte do nosso cotidiano. Um drama verdade igualmente comparável ao que ocorre em países que estão em guerra permanente com seus povos, onde as atrocidades e o desrespeito a pessoa humana é uma constante.

    A sua idade indica próxima dos 11 anos, e sai do veiculo, e corre para chamar alguém no portão, mais que de repente, atrás de si, escuta os estampidos da arma de fogo, o pavor se instala, impossibilitando-o de olhar pra traz, agora o silencio, é o momento de volta para o veiculo, é o ato do pavor, pois sua mãe está lá, debruçada sobre o volante, imóvel, desfalecida pelas 11 tiros que banham seu corpo de vermelho, e o quadro se completa com a criança de joelhos, ao solo, no asfalto, em plena avenida. O veiculo, a moto, os ocupantes, a camuflagem, o capacete, o instrumento mortal, a quebra do silencio, o corpo inerte, nada disso está gravado na memória desta criança, mas está agora na consciência de todos, trazida pelas imagens das câmaras de segurança dos prédios, casas, postes e tantas outras espalhadas pelas cidades.

    Todos nos temos a obrigação de sair dos nossos castelos, para clamar, gritar, esbravejar para que a Lei seja aplicada, para reclamar por justiça, e que os culpados pelo crime sejam presos, julgados e condenados com o rigor das Leis processuais e penais, pois do contrário é a banalização e a anarquia instalada em nossas vidas.

    Neste filme de violência e terror não fomos chamados ou contratados para encenar, mais somos os principais atores, mocinhos, bandidos, coadjuvantes e vilões nas telas da vida. As câmaras estão ligadas, agora é esperar pelo próximo ato de violência em cena.

    De Julio Cunha

    terça-feira, 15 de maio de 2012

    Mantega afirma que preço do dólar não preocupa; moeda bate R$ 2


    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta tarde de segunda-feira (14) que o aumento do preço do dólar não preocupa o governo. A cotação da moeda chegou a R$ 2,002 e, por volta das 14h45, estava cotado a R$ 1,996, operando em alta de 2,04%.

    Segundo o ministro, "o dólar alto beneficia a economia brasileira porque dá mais competitividade para os produtos brasileiros. A indústria brasileira pode competir melhor com os importados, que ficam mais caros, e pode exportar mais barato".


    Questionado sobre a possibilidade de haver um parâmetro para a elevação do preço do dólar, Mantega afirmou que a moeda vai flutuar de acordo com o mercado e que o governo "nunca estabeleceu nenhum parâmetro para o dólar".

    "O dólar é flutuante. Portanto, vai flutuar de acordo com o mercado", disse o ministro.
    ...

    De Folha.com


    FHC receberá prêmio da Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos


    FHC vai receber prêmio da Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos
    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso receberá, do diretor da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, James H. Billington, o prêmio John W. Kluge de 2012 pela realização de estudos da humanidade. O líder tucano será laureado por sua contribuição nos estudos sobre a política e economia da América Latina, estudando as estruturas sociais do governo, das relações da economia e de raças no Brasil. Como reconhecimento, FHC receberá um prêmio de US$ 1 milhão.
    A Biblioteca irá entregar o Prêmio Kluge para Fernando Henrique em 10 de julho no prédio Thomas Jefferson, em Washington, Estados Unidos. O sociólogo é o primeiro a receber o prêmio por trabalho dos campos da sociologia, ciência política e economia.
    FHC é o 8º reconhecido pelo Prêmio Kluge, que homenageia e celebra o trabalho de mais alta qualidade e de maior impacto nas áreas que estão à frente do entendimento da experiência humana. O ex-presidente escreveu e é co-autor de mais de 23 livros e 116 artigos acadêmicos, com versões produzidas que abrange, cada vez mais, um público maior.
    ...
    De Jornal do Brasil

    Bovespa tem queda de 3,21% e fecha o dia com o menor nível do ano


    O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, Ibovespa, despencou 3,21% nesta segunda (14), para 57.539 pontos, o patamar mais baixo do ano. No mês de maio, a Bolsa acumula queda de 6,9%. Como efeito a bolsa praticamente reduziu os ganhos anuais – somente 1,38%. O giro financeiro foi de R$ 6,32 bilhões. 
    O impasse político na União Europeia levou o dólar a alcançar R$ 2, porém a moeda encerrou a cotação a R$ 1,9899 na venda, com alta de 1,7%, alcançando o patamar mais elevado desde 10 de julho de 2009, quando fechou a R$ 2,002. No mês de maio o dólar tem valorização acumulada em R$ 4,34% e no ano subiu 6,5%. 
    Tanto a Bovespa quanto o dólar foram influenciados pelas preocupações com o prolongado impasse político na Grécia e a possibilidade da saída do país da zona do euro. Além disso, a Alemanha elevou a tensão dos investidores, já que partido da chanceler Merkel foi derrotado nas eleições regionais. 
    ...
    De Jornal do Brasil

    sábado, 12 de maio de 2012

    Fartura no estado do Maranhão


    FARTURA A governadora Roseana Sarney. Em 2012, o consumo em seus palácios custará 40% a mais  que em 2011 (Foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A Press)
    ...
    No fim do ano passado, o Diário Oficial do Maranhão publicou os editais para a contratação de empresas fornecedoras de alimentos perecíveis e não perecíveis para as residências oficiais e para a casa de veraneio da governadora e do vice-governador, Washington Luís. Os documentos informam que, ao longo de 2012, o governo poderia gastar até R$ 1,67 milhão em comes e bebes nessas três moradias. Esse valor, 80% maior do que o previsto em 2011, chamou a atenção dos poucos deputados estaduais oposicionistas. Nos detalhes, a lista de mantimentos de Roseana e de seu vice também é notável. Os minuciosos editais especificam a marca de cada produto que deve ser adquirido, o peso unitário e seu respectivo preço. São 410 tipos de comestíveis, que somam 68,2 toneladas de comida, o suficiente para alimentar, ao longo de 12 meses, 31 leões, os animais que dão nome ao palácio que sedia o governo maranhense. Entre outros mantimentos, os editais falam em 8,3 toneladas de carne bovina de vários tipos, 384 quilos de peru, 160 quilos de lagosta fresca, 594 dúzias de ovos vermelhos e 3,7 toneladas de camarão.
    Os copos, logicamente, não poderiam ficar vazios. Na licitação de bebidas para os chefes do Executivo maranhense, a relação também zela por quantidade, qualidade e diversidade. Foram listados 64 itens, que somam 23.417 litros de alcoólicos e não alcoólicos. Além dos sucos e dos 19.433 litros de refrigerante de várias marcas, o edital fala em 1.275 litros de cerveja, 452 garrafas de espumante, 193 de uísque, 367 de vinho, 82 de “vodka sueca” e 68 de licor. Tem mais: das 193 garrafas de uísque, segundo o edital, 113 precisam ser “importado scotch deluxe extra special 12 anos”.
    A pedido da reportagem de ÉPOCA, um grupo de alunos do curso de nutrição das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de São Paulo calculou as calorias totais de todos os produtos sólidos, líquidos e pastosos listados nos editais de comes e bebes dos palácios do Maranhão. São 154 milhões de calorias, o suficiente para alimentar 211 pessoas ao longo de um ano. No Rio Grande do Norte, o sistema de compras é similar ao do Maranhão. Lá, na última licitação, o valor anual para o fornecimento de alimentos para a residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o hangar e a Casa Civil ficou em R$ 78.585,30. Não chega a 5% da conta de Roseana Sarney.
    ...
    De Época.com

    O governo do Ceará se extasia na passarela


    O sentimento que tenho, como cidadão, é que o governo do estado do Ceará cumpre o indesejável papel de atender a população mais pobre, que na verdade é a grande maioria, de forma complementar ao governo federal, deixando o encargo para os programas de transferência de renda a população que reside próxima a linha da pobreza, e que sejam satisfatórios para apaziguar seus desejos e necessidades.

    O que o governo do estado quer realmente e desfilar com alegorias e paetês, pois desta forma consegue maximizar os olhares superiores, as projeções dos observadores de além-território, criando dutos de acesso para seus ilustríssimos convidados e visitantes, sem correr o risco das propagações de opiniões contrárias.

    Quando analisamos o comentário do secretario de Turismo Bismarck Maia, quando questionado sobre a falta de uma passarela, que de acesso a mais recente obra do estado, o Centro de Eventos do Ceará – CEC, e ele diz que não se faz necessário, “pois quem vai para lá não anda a pé”, ver-se que não são palavras soltas, isoladas e sim um sentimento de todos que fazem o governo do estado do Ceará.

    De Julio Cunha

    As armas de um governo corrupto


    Que o governo do ex-presidente Lula da Silva foi o mais corrupto da historia recente e passada do Brasil, os fartos materiais publicados em toda a imprensa escrita, falada e comentada, cominadas com as ações penais, políticas e de governo estão ai para mostrar aos que querem ou não enxergar tais fatos.

    Não se pode aqui alegar que é exatamente o momento de maior participação das forças policiais e judiciárias da nossa historia, pois o fator de terem ou não trabalhados a corrupção, o roubo e a prevaricação existiu, e os governantes não tiveram como controlar seus atos.

    O caso Cachoeira, atribuído principalmente a integrantes da oposição, é um crime tão hediondo quanto o escândalo do mensalão, que comprovadamente existe a participação dos principais lideres do PT e seus aliados, e agora vem à figura do Ali babá e seus quarenta ladrões, na tentativa de acortinar o julgamento da quadrilha com o outro caso de corrupção.

    A população deve reagir, mesmo os não considerados baixa-renda, que em verdade foram promovidos à classe-média-brasileira, tudo através de decreto-lei, pois como se sabe, se o governo democrático, popular ou populista, que não tem programa ou projeto público, deve usar a força bruta da caneta, pois é a única forma de sobreviver.

    De Julio Cunha 

    “União Europeia vai boicotar a Argentina", diz especialista

    A Argentina deverá sentir por muito tempo o impacto de sua decisão de expropriar 51% da YPF, que era controlada pela espanhola Repsol YPF. A medida repercutiu de forma negativa pelo mundo, já que autoridades europeias, americanas e mexicanas criticaram a nacionalização. Cristina Kirchner alegou que a companhia precisava realizar mais investimentos para fazer frente à escassez energética do país sul-americano. Segundo Antônio Carlos Peixoto, cientista político da Uerj, a União Europeia (UE) vai aumentar a pressão em cima do governo portenho.


    “A União Europeia vai boicotar as exportações argentinas. Eles devem frear os investimentos em direção a Buenos Aires”, prevê o analista. Até o momento, Madri reduziu as importações de biocombustíveis da Argentina. Além disso, o Parlamento Europeu pediu à Comissão Europeia que pense represálias para o país da América do Sul, como, por exemplo, a suspensão de benefícios comerciais.


    Apesar das críticas, as expropriações tem caráter legal e a representação não deverá ocorrer na Organização Mundial do Comércio (OMC).


    De Jornal do Brasil

    quinta-feira, 10 de maio de 2012

    Prejuízo com seca nas lavouras deixa sem recursos agricultores da BA


    A Bahia enfrenta uma das piores secas das últimas décadas e que deixou 227 municípios em situação de emergência. Na região de Feira de Santana, as lavouras foram perdidas e não há dinheiro para pagar as dívidas com os bancos.
    De acordo com a estação climatológica, não chove forte há oito meses em Feira de Santana. Os oito distritos do município estão em estado de emergência desde o ano passado. Aguadas e açudes estão praticamente secos e o gado de pequenas criações tenta sobreviver à falta de comida.
    Com a estiagem prolongada, plantações de milho, feijão e mandioca não vingaram. Na zona rural do município, mais de 20 mil famílias vivem exclusivamente do que cultivam no campo. Com a perda da produção, muitos agricultores estão sem condições de quitar empréstimos bancários feitos para investir nas propriedades.
    ...
    De G1.Globo.com

    quarta-feira, 9 de maio de 2012

    Quem vai salvar o BNB?


    Já falei da morte não anunciada da SUDENE, também fiz comentários sobre o abandono do DNOCS e agora venho fazer um alerta ao leitor nordestino, pois a ciranda do sucateamento do Nordeste tomou força, e quem está a frente, no caminho do furação do desmonte e exatamente o BNB.

    E olha quê, junto com a instituição bancária, está indo também o FDNE e por sua vez o FNE, e assim não restará mais nada que possa, um dia, torna esta parte sofrida da população brasileira, em um povo igual.

    A medida provisória 564/2012, de autoria da presidente Dilma, pode representar o primeiro punhal, aquele que pega o ser desprevenido, e que fica sem ação, quando de repente vem o segundo golpe, o de misericórdia, e ai é tarde demais, Adeus projeto, Adeus esperança, Adeus BNB.

    Já que o governo está vetando qualquer sobrevida de um povo, devemos, por outro lado, apoiar o  movimento que possa vir a resgate nossa instituição bancária regional de fomento, o BNB, enquanto ela ainda resiste.

    De Julio Cunha

    O funeral de alguém


    Existe aquela palavra, aquela pessoa, aquele lugar, aquele clube, ou qualquer coisa que você esqueceu, e se alguém não falar você não tem a menor lembrança do que possa ser. Pois agora vou falar, SUDENE!

    Lembrou agora desta sigla, tão usada na campanha do PT, contra os tucanos, pois é! Pra azar dos governistas e seus carrapatos, alguém se lembrou desta importante instituição, que já foi um dia.

    E como sabemos, ela foi morta no governo do FHC, e pasmem, foi enterrada, desenterrada e enterrada novamente, no governo Lula. E agora a presidente Dilma conclama a população para a missa de sétimo dia.

    De Júlio Cunha

    terça-feira, 8 de maio de 2012

    Garotinho nega ter vazado fotos de Carolina Dieckmann

    Garotinho nega ter vazado fotos de Carolina Dieckmann
    Garotinho anunciou que comprovará novas relações escusas de Cabral



    CAMPOS - Após ter publicado flagrantes de Sérgio Cabral e Fernando Cavendish em Paris, na Disney, nas Ilhas Cayman e, contra todas as expectativas, no Rio de Janeiro, o ex-governador Anthony Garotinho negou ser o responsável pelo vazamento de fotos sensuais de Carolina Dieckmann. "Sou evangélico!", obtemperou Garotinho, com um guardanapo na cabeça. Pressionado, o ex-governador admitiu ser responsável pela carreira política de Clarissa e Rosinha Garotinho. "O que mais vocês querem?", disse, aturdido: "Já não basta?"
    Por ordem judicial, a Polícia Federal grampeou o computador de Anthony Garotinho. "Encontramos trechos da Constituição narrados por Cid Moreira e dezenas de fotos de Sérgio Cabral no McDonalds. Mas nada que ligasse Garotinho a Dieckmann", explicou o investigador Alcebíades Policarpo.
    Garotinho anunciou que ficará em greve de fome até que Cavendish lhe convide para jantar em Paris.
    De Revista Piauí

    sábado, 5 de maio de 2012

    O fim do rentismo ou o marco inaugural do governo Dilma


    Nas duas últimas décadas, o Brasil foi aquilo que o economista Delfim Netto definiu como o último pernil com batatas disponível no mundo.
    Com uma política de juros absurda, atraía capitais improdutivos que vinham aqui a passeio e geravam inúmeras distorções na economia – a começar pela taxa de câmbio apreciada.
    Na quinta-feira 3, o pernil foi retirado da mesa, numa decisão que poderá vir a ser lembrada como o marco inaugural do governo Dilma. Até aqui, o que se viu foi apenas a faxina. Agora, começa a construção de uma nova arquitetura macroeconômica, a partir dos seus alicerces.
    Ao mudar as regras da caderneta de poupança, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, criou as condições para que o Brasil, finalmente, se torne um país normal. Onde a renda advém do trabalho e não da especulação.
    Equivocadamente, a decisão do governo Dilma foi interpretada por lobistas da política rentista, que vigorou no Brasil nas duas últimas décadas, como uma guerra contra o sistema financeiro.
    A guerra não é contra os bancos, mas contra uma postura conservadora de agentes financeiros que lucram bilhões sem assumir riscos, entesourando capital e emprestando o dinheiro dos depositantes para o governo.
    Na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos, existem bancos fortíssimos que ganham muito dinheiro realizando sua atividade básica, que é a de financiar o desenvolvimento.

    De Leonardo Attuch/IstoÉ

    Loucura de Morales

    imagem03



    Não fossem os seus amigos Hugo Chávez e Fidel Castro, que decidiram ser seus padrinhos, o boliviano Evo Morales teria uma trajetória semelhante a do brasileiro Mario Juruna, que conquistou um mandato parlamentar e sumiu na vida pública. Ele, na verdade, segue a cartilha dos dois, que, aliás, continua lendo. Depois da Argentina, que no final de abril teve 51% das ações da petroleira YPF/Repsol, que pertenciam aos acionistas minoritários, expropriadas pela presidente Cristina Kirchner, desta vez, foi o presidente boliviano, que, poucos dias atrás, anunciou a nacionalização da Transportadora de Eletricidade, empresa de transmissão de energia do grupo espanhol  Red Eléctrica, determinando que os militares tomassem as instalações da companhia, argumentando apenas  que o nível do investimento da companhia foi considerado insuficiente. Com o mesmo gesto do seu colega venezuelano, Morales resumiu tudo: “Como homenagem justa a todo o povo boliviano que lutou pela recuperação de seus recursos naturais, pela recuperação dos serviços básicos, nacionalizamos a Transportadora de Eletricidade em nome do povo boliviano”.
    Lógico que Fidel Castro, ainda no poder, estimulou Chávez e Morales, aproveitando a decisão, durante uma cerimônia em homenagem aos trabalhadores, dois anos depois da nacionalização das principais companhias elétricas do país, que haviam sido privatizadas na década passada. Evo Morales não está falando sério, como afirma com toda convicção o analista de energia, Francisco Zaratti, argumentando que o problema da energia elétrica na Bolívia simplesmente não está no transporte nem na distribuição, mas sim na geração, atividade que o presidente também nacionalizou em maio de 2010, logo depois de assumir o controle das geradoras Corani, que pertencia à francesa GDZ Suez, como também a Guaracachi. De acordo com o analista, a medida parece responder mais a critérios políticos que a técnico-econômicos.

    De Brasília em Dia


    Estiagem provoca falta de água em comunidades rurais


    A estiagem prolongada está provocando consequências negativas em todo o Estado e é nas comunidades rurais que o problema vem sendo enfrentado com mais dificuldades. De acordo com gerente regional da Bacia Hidrográfica II e coordenador do Programa Água Doce, Isnaldo Cândido, a situação dos açudes que abastecem os municípios, de maneira geral, é suficiente para garantir a demanda por água nas cidades até o final do ano.

    Já na zona rural, ele disse que a situação é diferente, já que as comunidades não contam com um suporte hídrico capaz de atendê-las. O abastecimento delas, inclusive nas que contam com cisternas, terá que ser feito através de carros-pipa.

    No caso dos reservatórios que atendem a zona urbana, ele explicou que o Agreste, o Brejo e Litoral estão dentro da chamada quadra chuvosa, por isso é possível que seus espelhos d'água ganhem um reforço em termos de volume. Diferentemente das outras regiões do Estado, onde o período chuvoso foi encerrado.

    De Alberto Simplício/Jornal da Paraiba

    Vereadora de um voto só toma posse em Coivaras, no PI


    O Piauí registra mais um caso inusitado em eleição municipal. A vereadora Constância Melo Carvalho (PMDB), 80 anos, de apenas um voto, tomou posse no município de Coivaras (a 68 quilômetros de Teresina), após a cassação de outra parlamentar. Esse é o segundo caso no Estado, o primeiro aconteceu em Pau d’Arco nas eleições 2004.
    Constância assumiu o mandato após a cassação da vereadora Raimunda Costa dos Santos por infidelidade partidária, por ter saído do PSDB e ido para o PSB. O presidente da Câmara de Coivaras, Carlos Alberto Lustosa Araújo (PSDB), contou que a Constância foi vereadora por três vezes e tinha desistido de sair candidata após a morte de um filho por câncer.
    A parlamentar chegou a registrar a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desistiu de fazer campanha após a morte do filho que era seu coordenador no pleito.
    Coivaras tem nove vereadores e a posse chamou atenção no município. “Mesmo com toda a repercussão, a lei é para ser cumprida e o TRE determinou que o primeiro suplente assumisse. Só estamos cumprindo”, declarou o vereador Carlos Alberto. A posse aconteceu no último dia 23 de abril na Câmara Municipal da cidade.

    De Jornal Pequeno/MA

    Faltam 39 cm para o rio Negro atingir a maior cheia registrada


    O artigo 5º da Lei 1.666 diz que o auxílio-aluguel - benefício de caráter eventual - deve ser destinado a famílias cujos imóveis estejam em risco iminente de alagamento e que necessitem de desocupação

    Manaus já decretou situação de emergência há uma semana e tem hoje mais de 16 mil pessoas que já tiveram que deixar suas casas ou improvisar pontes e levantar assoalhos para escapar da cheia, que já afeta 11 bairros das Zonas Oeste a Sul. Entre quinta e sexta-feira, o rio Negro subiu mais cinco centímetros e ficou a apenas 39 centímetros da marca histórica de 29,77 metros, registrada em 2009.
    Até agora, a capital do Amazonas vem sofrendo os efeitos apenas da cheia do rio Solimões, que este ano se antecipou em, pelo menos, 15 dias. Os transtornos provocados pela cheia, que pode bater o recorde histórico em 2012, ainda podem ser maiores nas próximas semanas, quando Manaus deve começar a sentir os efeitos da cheia do rio Negro, explica o engenheiro hidrólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Daniel de Oliveira.
    ...
    De A Crítica/AM

    Sérgio Cabral vai a Paris comemorar aniversário do Rio

    Sérgio Cabral vai a Paris comemorar aniversário do Rio
    Mark Zukerberg passou a tarde tentando encontrar um carioca que não postou uma foto sequer da cidade no Facebook



    PÃO DE AÇÚCAR - Embevecidos pela onda de otimismo propagada pelo jornal O Globo em função do aniversário da Zona Sul do Rio de Janeiro, cariocas de destaque se reuniram em um bondinho para louvar a cidade. Garotinho, Eduardo Paes, Cesar Maia, Marcelo Crivella, Francisco Dornelles e Ricardo Teixeira estavam prestes a embarcar na estação quando foram supreendidos pela notícia de que a passagem dobrara de preço. Solícito, o Secretário de Transportes, Julio Lopes, que estava presente, prometeu estender a linha de metrô para ligar as duas montanhas. "Na Copa estará pronto. Até lá, temos que fazer sacrifícios", explicou.
    Sem opções, Eduardo Paes subiu em um skate para anunciar as medidas do Choque de Ordem para os próximos 447 anos da cidade. O prefeito proibiu metáforas jornalísticas com Águas de Março. "Todo ano é a mesma coisa. Quando começam as chuvas de março as metáforas vêm a reboque", esbravejou. Também ficam vetados o ketchup na pizza, o Nextel em viva voz e a buzinada assim que o sinal de trânsito abre. Paes teve que interromper as medidas, pois Julio Lopes criou, em tempo recorde, uma tarifa para quem trafega de skate.
    Avesso a aparições públicas em solo carioca, Sérgio Cabral anunciou que passaria o aniversário da cidade em Paris. Mas foi supreendido com a notícia de que as passagens aéreas triplicaram de preço. Julio Lopes prometeu estender a linha do metrô para ligar os dois continentes. "Fica pronto até a Copa. Até lá, temos que fazer sacrifícios", explicou.
    Aturdido, Cabral se viu obrigado a pedir carona para Eike Batista. Antes de embarcar, certificou-se de que Julio Lopes não tinha aumentado a tarifa para caronas no jatinho do empresário.
    De Revista Piauí