segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fundador do WikiLeaks diz que Snowden está são e salvo

LONDRES - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse nesta segunda-feira que o ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden estava são e salvo depois de viajar a Moscou fugindo da perseguição norte-americana.
"O estado atual do senhor Snowden e de Harrison é que ambos estão bem e seguros e estão em contato com suas equipes legais", disse Assange, referindo-se também a Sarah Harrison, uma representante do WikiLeaks que acompanha Snowden. Ele disse que o WikiLeaks sabe onde estão, mas que não dará mais detalhes.
Snowden, de 30 anos, é acusado pelos Estados Unidos de espionagem após revelar informações secretas de seu país.
"Edward Snowden deixou Hong Kong em 23 de junho com destino ao Equador através de uma escala segura através da Rússia e de outros países", disse ele a repórteres em uma teleconferência desde a Embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado para evitar sua prisão e extradição à Suécia.
O fundador do WikiLeaks disse nesta segunda-feira que o fugitivo recebeu um documento do governo equatoriano garantindo uma viagem segura desde Hong Kong no fim de semana, embora tais documentos não significam, necessariamente, que o país tenha concedido asilo a ele, disse.
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta segunda-feira que seu governo vai discutir com "responsabilidade" a solicitação de asilo e tomará uma decisão com "soberania".



De Rosalba O'Brien e Costa Pitas, de Alexandra Valencia, de Quito, REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário