sábado, 27 de junho de 2015

Cristiano Araújo, o cantor que ninguém conhecia, exceto milhões


A morte do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, e de sua namorada, a também artista Allana Coelho Pinto Moraes, de 19, em um acidente de carro na madrugada desta quartafeira chocou milhões de pessoas no Brasil, mas também provocou uma reação contraditória nas redes sociais.

O cantor —um dos representantes do sertanejo universitário— voltava de um show em Itumbiara, a 200 quilômetros de Goiânia, a capital do estado de Goiás, no Centro­Oeste. Seu carro capotou na BR­153 por volta das três da manhã, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos. No início da manhã, as redes de televisão já relatavam o ocorrido enquanto centenas de fãs deixavam suas mensagens de solidariedade na página oficial de Araújo no Facebook (que tem 6,3 milhões de seguidores). "Já sentimos sua falta. Quem nunca viveu um momento no qual Cristiano Araújo não estivesse cantando?", escreveu um deles. No entanto, milhares de outras pessoas nem entendiam o que estava acontecendo. Muitos nunca tinham ouvido o cantor e nem sabiam o nome dele. "Quem é esse?", "Nem sabia que existia", era a reação nas redes. "Sei quem é porque o taxista me contou", confessava uma mulher.

O pop sertanejo causa furor no Brasil e é capaz de lotar festas e shows em todo o país, um pilar do negócio musical após a crise das gravadoras. O grande momento desse gênero no mundo foi o sucesso da canção "Ai se Eu te Pego", de Michel Teló. Seus artistas aparecem hoje nos primeiros lugares de todas as listas de canções mais tocadas nas rádios do Brasil e estão entre as mais baixadas da Internet. Na lista de álbuns com mais downloads no iTunes, cinco dos 15 são de música sertanejo...

De Carlos Yárzon, EL PAÍS

Nenhum comentário:

Postar um comentário