quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Desemprego não é sinônimo de férias

descansando_sofa350

Foi demitido? Demitiu-se? Se você está desempregado, por muito ou pouco tempo, pare de se lamentar e comece a trabalhar. Isso mesmo. Talvez esse período seja um dos mais trabalhosos que você enfrentará na sua vida profissional. O artigo de hoje é sobre um dos maiores erros que as pessoas cometem ao saírem do mercado de trabalho: acomodar-se.

É muito fácil apontar para o outro, mas é difícil encontrar alguém que realmente trabalhe duro para encontrar um novo emprego. O comum é o sujeito acordar tarde, assumir tarefas domésticas que antes não realizava, e utilizar o computador mandando um ou outro currículo - e ainda reclama que o mercado está desaquecido. Pior ainda é quando a pessoa não precisa do dinheiro, pois tem um companheiro que pode arcar com as contas da casa e dos filhos. Nesses casos, é comum ver pessoas dedicando-se a hobbies e indo ao cinema no meio da tarde. Se a intenção não é voltar a trabalhar, ótimo. Entretanto, se o objetivo é encontrar um novo emprego, essas atitudes só dificultam o processo.

Mandar currículos aos e-mails das empresas dificilmente dá retorno positivo sem uma apresentação prévia. O ideal é ter (e manter) uma boa rede de contatos, para que o profissional possa usufruí-la no momento da demissão. Ir a palestras, seminários e eventos com outros profissionais sempre são experiências enriquecedoras nesse sentido. Dá trabalho? Com certeza. Mas, como tudo na vida, nada que é bom vem de graça. É preciso muito esforço.
...


De Vida Executiva, Bernt Entscchev, REVISTA AMANHÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário