sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Deus seja louvado"


De vez em quando, o bom senso se lembra do Brasil: juíza mantém “Deus seja louvado” nas notas de real


Pois é…
Às vezes, o bom senso decide dar as caras no Brasil. A expressão “Deus seja louvado” continuará nas notas de real. A sábia decisão é da juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara Federal, em São Paulo. Para ela, “a menção à expressão nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença”.
Quem queria banir a expressão é o procurador Jefferson Aparecido Dias. A juíza afirma ainda em sua decisão: “Não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula, e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido. Entendo este fato relevante na medida em que a alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão ‘Deus’ no papel-moeda”.
...

De Reinado Azevedo, REVISTA VEJA

"Mel na Chupeta"


Luis Inacio Adams

É um novelo de desfaçatez este que se desenrola a partir da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal (PF). A sem-cerimônia com que se comportaram os já famosos “bebês de Rosemary”, isto é, os funcionários apadrinhados por Rosemary Noronha, a antiga chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, seria, de si, suficiente para causar estupor. “Eles não paravam de cometer crimes. É o tempo inteiro, é o modus operandi deles, está na vida deles, eles só fazem isso o tempo inteiro”, disse a procuradora Suzana Fairbanks, referindo-se aos irmãos Paulo Rodrigues Vieira, da Agência Nacional de Águas; Rubens Carlos Vieira, da Agência Nacional de Aviação Civil; e Marcelo Rodrigues Vieira, empresário, todos presos sob acusação de integrar uma quadrilha que comercializava facilidades no governo federal. À corrupção desenfreada, porém, some-se o “descuido” ─ digamos assim ─ do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, que tinha como seu adjunto o agora notório José Weber Holanda Alves, mesmo sabendo que esse servidor público, agora afastado de suas funções por suas relações com a máfia dos pareceres, havia sido investigado por grossas irregularidades no INSS, onde trabalhava como procurador-geral.
Adams diz agora que não tem mais “confiança profissional” em seu ex-adjunto, mas acha que o “ser humano Weber” vai “esclarecer tudo” e que “as pessoas muitas vezes fazem opções erradas, e a vida traz esses percalços”. O advogado-geral conhece Weber há dez anos, tempo suficiente para saber que o nome dele aparece em ao menos cinco casos de irregularidades no INSS e que o amigo foi objeto de sindicância da Controladoria-Geral da União em 2008 porque seu patrimônio foi considerado desproporcional à sua renda. Ele era suspeito de participar de esquema com contratos do INSS com a Fundação Universidade de Brasília. Weber barrou a investigação na Justiça Federal. Mas a equipe da AGU recorreu e, em outubro de 2011, um advogado da União salientou que “as responsabilidades (de Weber) são caracterizadoras de infração administrativa”. Apesar disso, nessa mesma época, Adams não viu nenhum inconveniente em dar a Weber cada vez mais espaço e representatividade na AGU.
Agora, sabe-se que o prestigiado Weber nem mesmo precisava redigir pareceres para a quadrilha ─ eles vinham prontos. Em um dos casos, Paulo Vieira, apontado pela PF como chefe do esquema, mandou para o então advogado-geral adjunto o parecer em que a AGU facilita o reconhecimento da utilidade pública, para fins privados, de um projeto do ex-senador Gilberto Miranda para a construção de um complexo portuário de R$ 2 bilhões em Santos. Em 30 de outubro passado, Paulo Vieira enviou a Weber um e-mail com a redação do parecer, bem explicadinho: “Segue em anexo nova minuta, que ao que me parece atende às preocupações do parecerista. Todas as modificações estão em vermelho para facilitar a análise da questão”, escreveu Paulo. A prática de preparar antecipadamente os pareceres era corriqueira. Numa conversa com Miranda, Paulo diz que é fácil dar andamento aos processos, “principalmente se levar pronto, principalmente se levar mel na chupeta”.
Esse ambiente nada republicano obviamente não resulta apenas de desvios de caráter. A cultura do oportunismo corrupto é fruto principalmente do inchaço da máquina estatal, por meio da criação desenfreada de cargos e ministérios e sua distribuição de acordo com critérios exclusivamente políticos. Quanto maior o Estado, maior é a sua permeabilidade aos malfeitos. Mesmo diante de um escândalo cuja essência é o descontrole administrativo, porém, o governo petista não parece nem um pouco inclinado a conter seu ímpeto estatista – ou de “partidarizar” o Estado. Acaba de passar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado um projeto de lei que cria 90 cargos de confiança nos órgãos da Presidência da República. Para o Executivo, trata-se de um imperativo para o “melhoramento” do funcionamento da Presidência. Mas, como se vê agora, pode servir também para produzir escândalos.

De Augusto Nunes, REVISTA VEJA

Diário britânico critica medidas protecionistas da presidente Dilma e aponta que o México, um mercado mais aberto, está crescendo mais rápido que o Brasil


Ministro da Fazenda, Guido Mantega

Mantega 'errou feio', avalia o jornal 'Financial Times'


Em reportagem publicada na tarde desta quarta-feira, o jornal britânico Financial Times afirmou que o desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre – com alta de apenas 0,6%, abaixo da expectativa do mercado e do próprio Banco Central – foi, no mínimo, frustrante. O diário destacou que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) nacional ficou aquém do crescimento de todos os países emergentes e que o ministro Guido Mantega "errou feio". Duas foram as principais falhas do economista: em primeiro lugar, o fato de ter espalhado aos 'quatro ventos' que a atividade estava em franca recuperação e, em segundo lugar, por ter afirmado a jornalistas, poucos dias antes do anúncio do IBGE, que o crescimento do PIB entre julho e setembro seria de cerca de 4%. "Os números apresentados hoje fazem com que as afirmações do ministro Mantega tenham um caráter desconcertante", afirma o FT.
O diário reconhece que há uma leve retomada em curso no país. "Em números anualizados, a economia está crescendo 2,4%", afirma. Contudo, a economia não está se recuperando num ritmo acelerado. "Talvez, Mantega tenha prestado excessiva atenção à projeção de PIB divulgada pelo boletim Focus, do Banco Central, em 14 de novembro, que previa um crescimento de 1,15% no terceiro trimestre – e uma taxa de crescimento anualizada de 4,6%", diz o jornal.
...

De Economia, REVISTA VEJA

Argentina: O mal da corrupção afeta a todos os hermanos



Conforme relatado hoje na revista "Notícias", o imóvel está em Zárate, nas margens do Paraná. Ele tem cinco hectares, e além da casa principal tem uma outra para convidados, piscina e amarrações, informou o vizinho Julio De Vido.

O novo investimento de Máximo, filho da presidente Argentina Cristina Kirchner.
O valor do imóvel é de quase dois milhões e meio de dólares e está em Zárate, ao longo do Rio Paraná, na província de Buenos Aires.
Conforme relatado na edição de hoje da revista "Notícias", a propriedade que passou a pertencer ao filho da presidente tem cinco hectares, uma casa grande, uma casa de hóspedes, piscina e amarrações.
Esta mansão pertencia à Grüneisen família aristocrática. A publicação indica que custam 8.700 pesos e as despesas estão em nome de um parceiro histórico de Kirchner, de acordo com a revista "Notícias" de sexta-feira.

De Política, JORNAL CLARÍN

Família celebra o prêmio equivalente a R$ 500 milhões


Mark Hill, de 52 anos, um mecânico de Missouri, e sua esposa, Cindy, alegou a sua quota de sexta-feira da Powerball jackpot recorde 587,5 milhões dólares.
O casal Missouri, que tinha sido dentro e fora do trabalho nos últimos dois anos, sortearam números através Quick Pick para ganhar um dos prêmios mais ricos loteria na história dos EUA.
The Hills dividir os ganhos com outro ticketholder que comprou um bilhete no Arizona. Essa pessoa não tinha vindo para a frente como a tarde de sexta-feira.

De Rick e Cathy Lynn Grossman, JORNAL USA TODAY

Israel aprova construção de casas na Cisjordânia

JERUSALÉM (AP) - Um oficial israelense diz que Israel aprovou a construção de 3.000 novas unidades habitacionais em assentamentos na Cisjordânia.
Anúncio de sexta-feira vem um dia depois de as Nações Unidas reconheceram a "Palestina" como Estado observador não-membro.
Os palestinos dizem que o reconhecimento da ONU de um Estado palestino na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental vai ajudar retomar as negociações de paz moribundas Médio Oriente. As negociações de paz foram congelados durante os últimos quatro anos, como os palestinos se recusaram a negociar enquanto a construção de assentamentos israelenses continuou.

De JORNAL USA TODAY

O deputado federal Costa Neto não tem pena do suor dos contribuinte

Sede do PR (Partido da República) em SP

Casa de 400 m² e dois andares em frente ao parque do Ibirapuera, em bairro nobre de São Paulo, custa mais de 11 000 reais por mês aos cofres públicos e serve de sede para o Partido da República


A generosidade do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) não tem limites. Isto é, quando feita com o dinheiro do contribuinte. Condenado no julgamento do mensalão a sete anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Costa Neto resolveu dar uma mãozinha para seu partido – e com verba dos cofres públicos.


Se não bastassem o eterno lobby por cargos para correligionários, Valdemar, o "Boy", como é chamado pelos amigos, paga com dinheiro da Câmara dos Deputados o aluguel da sede do diretório paulista do PR, o Partido da República, a agremiação formada com os restos do antigo PL e cujo maior feito é ter sido protagonista de uma série de escândalosno comando do Ministério dos Transportes, em 2011.
...

De Política, REVISTA VEJA

Los Angeles Times: O Brasil com uma educação sombria


Normas brasileiras de educação contribuir para uma aprendizagem em crise

O Brasil tem um padrão sombrio na educação, e muito abaixo do esperado para um pais com a sexta economia mundial.


JUAZEIRO, Brasil - Como seis anos Ana Jamil vai até o portão da escola, ela tem uma pergunta simples para a professora: "Têm aula hoje?" 

As crianças aqui têm o hábito de perguntar, porque seus professores muitas vezes não aparecem, como ocorreu com sua professora no dia anterior. Na Escola Municipal José Pereira da Silva, os alunos passam pouco mais do que três horas por dia em sala de aula, na companhia de professores que são completamente despreparados. "Por aqui, há professores que não mesmo ler e escrever. 

Apesar de mais crianças estarem frequentando as salas de aula, em parte por causa de almoços gratuitos, oferecidos nos programas de governo, eles ainda têm pouca chance de sair com uma educação decente.
Na escola Andrade, a meta anual é de que 70% vão aprender a ler e escrever antes de sair aos 14 anos. 

"Este é um bairro pobre, longe das grandes capitais. As crianças simplesmente não têm as mesmas oportunidades. As diferenças são colossais". 

Mas as escolas como José Pereira da Silva são fáceis de encontrar no Brasil. Menos em São Paulo, uma empresa patrocinadora descobriu que o professor de geografia do ensino médio não sabia explicar a seus alunos o posicionamento geográfico do norte, sul, leste ou oeste. 

Entre 65 países classificados pela Organização para a Cooperação Econômica e do Programa respeitado Desenvolvimento para International Student avaliação, o Brasil ficou em 53, atrás do Chile e do México, e apenas alguns pontos acima Tunísia. acordo com a Organização Alfabetização funcional local, apenas 25% dos brasileiros são considerados "plenamente alfabetizados", e o percentual de pessoas com diplomas universitários que são considerados plenamente alfabetizados realmente diminuiu na última década, para apenas 65%. 

Os professores estão animados. Mas eles também estão sem supervisão. Quarenta minutos depois das aulas deveriam começar, dos 16 professores, apenas uma havia chagado.
(...)

De Mundo, LOS ANGELES TIMES 


Dilma vetará nova divisão dos royalties do petróleo

A presidente Dilma Rousseff resolveu vetar o artigo do projeto aprovado na Câmara Federal que altera as regras de partilha dos royalties do petróleo, segundo a Folha de S. Paulo. El já havia sinalizado anteriormente a necessidade do “respeito a contratos”. Com a decisão da presidente, permanece a atual legislação – que reserva a maior fatia dos royalties dos campos em exploração a municípios e estados produtores, como o Rio de Janeiro e Espírito Santo. De acordo com a configuração atual, grandes estados produtores, por exemplo, ficam com 26,25% dos tributos, enquanto os não produtores recebem 1,76%. O texto aprovado pela Câmara diminuía a parcela dos estados produtores para 20%.

De Samuel Celestino, JORNAL BAHIA NOTÍCIAS, BA

PIB brasileiro registra crescimento de 0,6% no 3º trimestre


Dado é em comparação com o trimestre anterior. Em relação ao terceiro trimestre de 2011, o PIB apresentou alta de 0,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 0,6% no terceiro trimestre de 2012 em relação ao segundo trimestre do ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (30).
O resultado veio abaixo do piso das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções (de 0,9% a 1,4%). A mediana era de 1,2%.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, o PIB apresentou alta de 0,9% no terceiro trimestre deste ano, abaixo do piso das estimativas do AE Projeções, que variavam de 1,1% a 2,12%, com mediana de 1,9%.
No ano, o PIB avançou 0,7%, na comparação com o mesmo período de 2011.
...

De Economia, JORNAL GAZETA DO POVO, PR

O ex-presidente Lula da Silva e seu partido PT imaginam que, para mudar o país, é necessário "ocupar o Estado".

FHC afirma que Lula confunde o público com o privado

No momento em que a ex-secretária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é investigada por tráfico de influências, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou seu sucessor no Palácio do Planalto e acusou o PT de confundir o público com o privado.

Em palestra realizada na capital paulista, FH avaliou que o erro do PT foi imaginar que, para mudar o país, era necessário "ocupar o Estado".

"A confusão entre o público e o privado, nós não podemos aceitar. Esse é pilar fundamental da crença do PSDB. Uma coisa é o governo, outra coisa é a família. A confusão entre o interesse de família e o interesse público leva à corrupção, um cupim da democracia", criticou ele.

Perguntado se estava se referindo à Operação Porto Seguro, respondeu negativamente:

"Não, é geral. Não gosto de entrar em detalhes e não sou da investigação, mas é geral, não dá certo. O maior problema do Brasil, tradicionalmente na nossa cultura política, é o clientelismo e o patrimonialismo, confusão do público com o privado. Isso vem de sempre, desde o império, a colônia, mas tem de acabar."

A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, que acompanhou Lula em várias viagens oficiais, é apontada pela PF como integrante de um esquema que levava empresas a obterem vantagens em órgãos federais. Rosemary também usou sua influência para obter cargos em empresas públicas para sua filha e até para o ex-marido.

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda ontem, em vez de explicar as relações confusas que foram estabelecidas em seu governo e que deram em corrupção, citou de novo que tirou milhões da pobreza. Tirou, porque nós (do PSDB) mudamos o Brasil", afirmou o dirigente tucano.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) não vê problemas no fato de Rosemary ter acompanhado Lula em viagens oficiais:

"É natural, ela era chefe de gabinete, secretária, trabalhava com o presidente Lula. Eu mesmo tenho uma secretária que trabalha comigo há 20 anos. Quando tem que viajar ou fazer alguma atividade que seja de interesse da atividade ou do mandato, ela faz."

Maia considerou estranho Fernando Henrique ter se referido a conflito de interesses entre o público e o familiar:

"É uma declaração, se é que ele a fez mesmo, absurda e despropositada. O que está se trabalhando é a relação de pessoas que tinham vínculo com o poder público e se utilizaram desse vínculo com ações que não são do interesse público. Não se trata de falar de relações pessoais e familiares, não entendi essas declarações do presidente Fernando Henrique."

De Agência o Globo, JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO, PE

O DNOCS vai fechar suas portas por conta da politicagem maléfica na instituição


Portaria tira do Dnocs gestão da Transposição

Além da imagem abalada por denúncias, o órgão sofre com a falta de pessoal e de investimentos


O risco de esvaziamento do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) é combatido por servidores, dirigentes e ex-dirigentes do órgão. A preocupação foi agravada com a designação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para exercer as funções de Operadora Federal no Sistema de Gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (SGIB).

A determinação está na portaria 603, do Diário Oficial da União, de 14 de novembro passado, assinada pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Mas para o ex-diretor-geral do órgão, Eudoro Santana, o Dnocs, por sua história, seu patrimônio material e imaterial, além de técnicos capacitados, é quem deveria gerir o SGIB.

"A Codevasf não entende nada de semiárido é um órgão de menor porte que cuida de um vale e não conhece a realidade dos demais estados. O Dnocs está presente em toda a região é a verdadeira universidade do semiárido", diz. Segundo Eudoro, o grande problema do Dnocs é sua imagem perante a administração federal como órgão onde "reina a politicagem". "Quando estive à frente do órgão tentei mudar essa imagem, mas outros fatores acabaram reforçando essa imagem ruim", avaliou.
...

De Nacional, JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, CE

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vereadora eleita é presa por compra de votos


A vereadora do PT agiu com cinco colaboradores durante a campanha eleitoral deste ano



Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal cumpriu 6 mandatos de prisão em Joaquim Nabuco, município localizado na Zona da Mata pernambucana, devido à compra de votos durante as eleições municipais deste ano em favor da vereadora Elizabeth Gomes Malaquias da Silva, 43 anos, do PT. Além da vereadora eleita, cinco pessoas (quatro homens e uma mulher) participavam ativamente da compra dos votos.

A angariação dos votos era feita sob a promessa de benefícios, doações e outras vantagens. Para isso, a vereadora e os colaboradores do esquema providenciaram documentos falsos com o objetivo de alistar e transferir eleitores, aumentando assim o número de votos em favor de Elizabeth.

As investigações da polícia tiveram início em abril de 2012 depois de uma carta narrando detalhadamente a forma com a qual a vereadora e o grupo agia ter sido enviada pelos correios. A correspondência citava nomes de pessoas envolvidas que poderiam testemunhar. 
...

De Política, JORNAL DO COMMERCIO, PE


Bate recorde número de brasileiros que limparam nome, diz Serasa

O número de brasileiros que procuraram os credores para pagar dívidas em atraso e limpar o nome bateu recorde de janeiro a outubro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela Serasa Experian.

Cerca de 16 milhões de consumidores renegociaram contas em atraso, um aumento de 16,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o número de inadimplentes cresceu 9,5%, chegando a 21,5 milhões.
...

De JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO, PE


PIB: É pouco

O fraco crescimento do PIB em 2011 (2,7%) e neste ano (cerca de 1,5%) não pode ser tomado como fator isolado, que se esgotou somente na renda mais baixa do brasileiro. Configura um desempenho medíocre de toda a economia.
...

De Celso Ming, JORNAL ESTADÃO, SP

Juros futuros e dólar sobem


São Paulo, 29/11/2012 - Com o dólar cotado, durante praticamente todo o dia, acima de R$ 2,10 e a melhora do ambiente externo, os investidores em juros encontraram espaço para puxar as taxas futuras para cima nesta quinta-feira, um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom) manter a Selic estável em 7,25% ao ano, em linha com o esperado. Apesar de fatores técnicos influenciarem a formação de preço do dólar em relação ao real, operadores argumentam que o câmbio pode sim ter uma nova banda, o que impactaria a inflação mais adiante.

De AGÊNCIA ESTADO

Eleições municipais deste ano movimentaram R$ 5,1 bilhões


Nas eleições municipais deste ano, pelo menos R$ 5,1 bilhões circularam pelos cofres das campanhas em doações eleitorais. Deste valor, 30% são financiamentos ocultos. Eles caíram diretamente nas contas de comitês eleitorais e partidos, o que impede o eleitor de saber quem foi o candidato beneficiado pelo recurso fornecido por um doador específico. Os 70% restantes foram repassados para os candidatos, sendo R$ 1,8 bilhão para os postulantes a prefeito e R$ 1,7 bilhão para os que disputaram uma vaga de vereador.
Os caixas eleitorais foram engordados por mais de 900 mil doadores. Apenas uma ínfima parcela de 350, contudo, foi responsável pelas doações milionárias. Considerando-se apenas empresas e pessoas físicas e deixando de lado os repasses de partidos e comitês, o clube do milhão dos doadores encolhe para 150 membros, especialmente construtoras.
...

De Nacional, JORNAL PEQUENO, MA

Brasil atingido por nova onda de corrupção


SÃO PAULO, os novíssimos escândalos que envolvem altos funcionários do Governo Federal e de políticos filiados ao Partido dos Trabalhadores, da presidente Dilma Rousseff, e de outros partidos que apoiam, mesmo tendo como exemplo as sentenças dos Juízes do STF aos envolvidos em escândalos anteriores,  vem agora novos desfalques e tráfegos de influencias, que derrubou Altos Funcionários, atingindo a legado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na quarta-feira, o Senado disse que vai realizar audiências sobre as novas alegações e descobertas dos esquemas de corrupção, quando será marcada uma data para chamar o país ministro da Justiça e o procurador-geral da união para depor. Os dois não são suspeitos de irregularidades.

Partidários do governo dizem que as alegações de novas evidências são bastante graves, e que o governo da presidente Dilma está empenhado na erradicação da corrupção, que tem prejudicado o Governo por décadas. Notícias de escândalos de corrupção, como vídeos escondidos de funcionários e subornos, são malefícios de longas datas nos noticiários de televisão. O que mudou, dizem os defensores do Governo, é que os funcionários acusados ​​de corrupção estão cada vez mais enfrentando acusações criminais e julgamento, uma vez que raramente ocorria.

O caso em questão foi a condenação neste mês de ex-chefe, companheiro e amigo pessoal de Lula da Silva,  José Dirceu, condenado a quase 11 anos de prisão por corrupção e outros encargos decorrentes do primeiro mandato de Lula no cargo. Dirceu e outros 24 como parte de um esquema de condenados foram para comprar votos no Congresso, e os juízes ainda estão distribuindo sentenças no caso. Dirceu diz que não é culpado. Dilma e Lula não são acusados ​​de qualquer delito.

Na verdade, a Polícia Federal, a versão do Brasil do FBI, tem cada vez mais se tornar proficientes no uso de combate a lavagem de dinheiro e outras técnicas para chegar aos casos de corrupção nos últimos anos, ganhando a confiança da população em um país onde a polícia é vista com um certo ceticismo pela população. O fato de que um denunciante se sentiu confiante trazendo tal evidência para a Polícia Federal é uma medida da crescente credibilidade da agência no combate a corrupção, disseram analistas políticos.

O ex-líder repetidamente negou a existência de um esquema de caixa-dois, ou compra de votos, durante seu governo. Dilma, entretanto, manteve-se em silêncio sobre o assunto como o escândalo que foi a julgamento, sobre o ex-presidente Lula da Silva, que teve seus assessores diretos condenados, entre eles o Sr. Dirceu.
(...)

De John Lyons, THE WALL STREET JOURNAL

Dilma fala sobre obstáculos ao comércio bilateral com Argentina




Dilma Rousseff passando por Buenos Aires, apesar de breve, foi um gesto político que transcendeu a mensagem aos chefes de negócios, Argentina e Brasil que disputa lugares nas imediações do chefe de Estado. Mas a presidente brasileira, que chegou ao meio-dia no setor militar do Aeroparque, para viajar de helicóptero para Los Cardales, não perdeu a oportunidade de dizer a sua colega Cristina Kirchner, as divergências que mancham a relação bilateral e, de vez portanto, gerar irritação em Brasília.

As duas líderes tiveram um encontro anterior, não só longe dos olhos e ouvidos da imprensa, mas também de seus próprios empregados. De acordo com fontes, que disse a este jornal, o Palácio do Planalto, a citação "estava sozinho, ou seja, sem testemunhas." Mas isso não impediu que vazassem alguns dos conteúdos. Sabe-se que uma parte importante do diálogo girou em torno da crise internacional, que, segundo Dilma "afeta nossos países", mas a visão de Cristina, a crise afeta exclusivamente a Europa, especialmente a Espanha.
...

Por Eleonara Gosman, JORNAL CLARÍN, ARG

Com diploma falso, Rose emplacou ex na seguradora do BB

Rosemary Nóvoa de Noronha: ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo


Paulo Vieira, ex-diretor da ANA, encomendou certificado acadêmico fajuto para que José Claudio Noronha, ex-marido de Rosemary Nóvoa, pudesse ser indicado a cargo na Aliança do Brasil Seguros, rebatizada como BB Seguros



As trocas de favores entre a ex-chefe de gabinete da Presidência da República, Rosemary Nóvoa de Noronha, a Rose, e o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, foram muito além das indicações de cargos. Ela costumava usar os serviços de seus afilhados políticos para resolver problemas pessoais, como o divórcio e a pensão do atual marido e o diploma de curso superior para o ex-marido, José Cláudio Noronha, de quem ela ainda herda o sobrenome.
...

De Ana Clara Costa e Laura Diniz, REVISTA VEJA

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Maradona se arrepende: reconhecer o filho de Verônica


Maradona con Veronica Ojeda (bobsblitz.com)

BUENOS AIRES - Depois de um longo período de silêncio, Diego Maradona toma posição sobre a disputa entre a ex-mulher Claudia Villafañe, e suas duas filhas, por um lado, e sua namorada, Veronica Ojeda, grávida de seis meses, por outro lado, além de confirmar a "não tem qualquer relação com a afetiva ou sentimental nem Diego Maradona Jr" filho de Cristiana Sinagra. No primeiro, o "Pibe de Oro" indicou que ele está pronto para reconhecer a paternidade da criança que irá suportar Veronica. Usando um texto divulgado por seu advogado, Victor Stinfale, disse que seu relacionamento com Ojeda está em uma fase de "impasse" (daí a decisão de sair), e que tem "interesses em jogo ou opiniões" sobre a luta pelo poder que vem acontecendo há algum tempo entre o Ojeda mesmo e Claudia (aqui a queixa por ameaças).

Maradona também afirma que ele está pronto para defender, uma e outra vez, tanto Claudia e suas duas filhas, Dalma e Yanina. Lembrando que está localizado nos Emirados Árabes Unidos "por razões de trabalho", disse Maradona é do outro lado sabe que é "pronto para falar 'com Veronica logo vai voltar a Buenos Aires. No entanto, no que se refere a Diego Maradona Jr., Pibe pediu ao advogado para esclarecer o seguinte: "Eu não tenho vínculo emocional nem sentimental, nem com Diego Maradona Jr, que é o resultado da relação casual de um dia."

"Na verdade - continua o texto - alguns anos atrás Diego Maradona deu quase um milhão de euros para Diego Armando Jr e sua mãe (o italiano Cristiana Sinagra) chegar a um acordo para não falar com a imprensa sobre Maradona. Acordo que claramente não foi respeitado ", conclui o texto afirmando que" o dinheiro foi recebido. "Algum tempo atrás, Diego Jr. estava em Buenos Aires e, nestes dias, as estações de televisão locais têm exibido suas declarações e entrevistas.

Por Sport, ILMESSAGGERO

Argentina julga os pilotos do 'voos da morte'


BUENOS AIRES, Argentina (AP) - Julgamento começou em Buenos Aires por um grupo de ex-pilotos que supostamente voou "voos da morte" para a ditadura argentina, durante a qual drogados presos políticos eram lançados vivos ao mar.
Um total de 68 suspeitos estão sendo julgados, acusados ​​de participar de centenas de sequestros, torturas e assassinatos na maior prisão da Marinha argentina durante a ditadura de 1976 a 1983. Ele estava escondido dentro de escola da capital Mecânica Naval.
Este é o terceiro julgamento envolvendo a escola, e maior ainda. Mais de 5.000 presos políticos passaram pela prisão clandestina. Mais matou e fez desaparecer.O julgamento, que começou quarta-feira envolve um total de 789 vítimas.

Por Associated Press, THE NEW YORK TIMES

Com até 2 min de diferença será considerada ligação única


Alteração no regulamento foi aprovada nesta quarta-feira (28) pela Anatel


A Agência  Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quarta-feira (28) uma alteração no Regulamento do Serviço Móvel Pessoal na qual as chamadas sucessivas feitas de celular para um mesmo número, em um intervalo de até 120 segundos, sejam consideradas como uma única ligação.
Ou seja, caso uma ligação seja interrompida por qualquer razão e o usuário a repeti-la dentro de 120 segundos, a segunda ligação será considerada parte da primeira, como se ela não tivesse sido interrompida. Não haverá limites para a quantidade de ligações e os números de destino poderão ser fixos ou móveis.
Segundo a Anatel, a alteração visa evitar que o usuário sofra prejuízos com quedas de ligações. Algumas operadoras oferecem planos com ligações com tarifa fixa, não importando o tempo que duram. Quando essas chamadas são interrompidas, o usuário precisa realizar uma nova e é tarifado novamente.
A nova regra será válida tanto chamadas por tempo - quando haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas - ou quanto por chamada. A medida começará a valer 90 dias após ser publicada no Diário Oficial da União

De Economia, JORNAL DO BRASIL, RJ

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação


O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global  de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson,empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.
Os resultados foram estruturados a partir de notas detestes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerado pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam na universidade e foram empregados.
Conhecidas como "super potências" da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam as duas primeiras colocações do ranking e, na sequência, figuram Hong Kong, Japão e Cingapura. Alemanha (15), Estados Unidos (17) e França (25) estão em grupo intermediário e México (38), Brasil (39), e Indonésia (40) integram as posições mais baixas. Entre os sul-americanos, Chile (33), Argentina (35) e Colômbia (36) estão em melhor colocação que o Brasil.
ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos e, por isso, apresenta um cenário com atraso estatístico frente à realidade atual.
Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentossão importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira "cultura" nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.
O Ministério da Educação (MEC) informou desconhecer a pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU).

De Agência Brasil, JORNAL DO BRASIL, RJ

Brasileiro movimenta o boom do luxo em Miami


Um volume inédito de dinheiro oriundo da América Latina está alimentando uma era de ouro para o luxo em Miami.
O apetite chinês por commodities produzidas na América do Sul, como petróleo, soja, cobre e trigo, criou um fluxo de riqueza que encontra, em uma Miami renascente, seu playground favorito. E, embora a cidade tenha sido durante décadas um entreposto da classe média latino-americana, um boom cultural recente e a leva de imóveis nobres que a explosão da crise imobiliária americana deixou órfã ajudam a atrair para ali representantes da nata latino-americana.
"A Flórida está bombando", disse Paulo Bacchi, presidente da fabricante brasileira de móveis Artefacto, que tem duas lojas na região de Miami, incluindo uma no Village of Merrick Park, um shopping center de luxo em Coral Gables popular entre estrangeiros. Cerca de um terço dos clientes da Artefacto na região são brasileiros que têm casa em Miami. Outro terço é formado por venezuelanos que se radicaram na Flórida para escapar da Revolução Bolivariana de Hugo Chávez. Bacchi, cujas lojas trabalham com incorporadoras e decoradores para mobiliar residências inteiras de clientes abastados, pretende abrir uma terceira loja em julho em Doral, uma cidade a oeste da região metropolitana de Miami na qual vivem muitos venezuelanos de alta renda.
...
De THE WALL STREET JOURNAL


Comissão aprova 90 novos cargos de confiança para a Presidência


Projeto vai agora para o plenário do Senado. Salários chega a R$ 11,1 mil.
Oposição lembrou operação da PF e contestou necessidade dos cargos.


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (28) um projeto de lei que cria 90 cargos em comissão e de confiança nos órgãos da Presidência da República. O projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, terá agora de passar pelo plenário do Senado para ter validade.
Enviado pela Presidência da República em 2008, o projeto prevê que os cargos deverão ser destinados aos órgãos que funcionam no Palácio do Planalto (sede da Presidência), como Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria-Geral e Secretaria de Comunicação Social.
A oposição criticou a criação dos cargos, colocada em discussão cinco dias após a Polícia Federal deflagrar a Operação Porto Seguro, que apura um esquema de fraudes em pareceres técnicos de órgãos públicos com a finalidade de beneficiar empresas privadas.
A operação levou ao indiciamento de dez servidores públicos, entre eles a chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, dois diretores de agências reguladoras e o adjunto da Advocacia-Geral da União.
O projeto aprovado na CCJ prevê 18 cargos em comissão de nível 5 do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e outros 25 cargos de DAS-4; 25 cargos de DAS-3; 12 de DAS-2 e dez de DAS-1, além de outros oito cargos em outros grupos.
Os chamados “cargos DAS” recebem uma gratificação, além da remuneração básica. O nível mais alto é o DAS-6, que recebe gratificação bruta de R$ 11,1 mil. O DAS-5 recebe R$ 8,9 mil; DAS-4, R$ 6,8 mil; DAS-3, R$ 4 mil; DAS-2, R$ 2,6 mil e DAS-1, R$ 2,1 mil.

De Priscilla Mendes

Governo tenta "abafar" mais um escândalo

Brasília - O governo montou sua estratégia no Congresso para evitar respingos no Palácio do Planalto resultantes da operação da Polícia Federal (PF) que desarticulou uma quadrilha de venda de pareceres técnicos em órgãos federais para favorecer interesses privados. Para reduzir danos políticos e abafar o mais novo escândalo de corrupção atingindo a esfera federal, a ordem é levar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao qual a Polícia Federal é subordinada, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, às comissões na Câmara e no Senado para dar explicações.

Ao mesmo tempo, os partidos aliados vão barrar os requerimentos apresentados pela oposição para convidar os envolvidos nas investigações da PF. "A relação deles é com a polícia", afirmou o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP). A estratégia foi acertada nesta terça-feira (27), em reunião dos líderes da base. A operação Porto Seguro atingiu a chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, e o segundo na hierarquia da AGU, José Weber Holanda Alves. Os dois perderam os postos por decisão da presidente Dilma Rousseff.
...


De Nacional, JORNAL DIÁRIO DO POVO DO PIAUÍ, PI

"Falta confiança aos empresários", diz Delfim Netto


O ex-ministro diz que a desconfiança dos empresários em relação ao governo está impedindo investimentos – e afirma que os críticos do Banco Central estão mal informados


Antônio Delfim Netto (Foto: divulgação/wikipedia)


Uma das coisas que explicam a vitalidade do economista Antônio Delfim Netto aos 84 anos é a sua disposição de combate. Neste momento, o ex-ministro dos governos militares (Fazenda, Agricultura e Planejamento) e czar da economia nos anos 1960, 70 e 80 está empenhado em defender a gestão da presidente Dilma Rousseff na economia. Concede que o governo se “comunica mal” e que às vezes lhe “falta jeito”, mas diz que, no essencial, o ativismo da equipe de Dilma tem sido na direção correta – embora venha sendo mal interpretado.


O empresariado, diz ele, desconfia das intenções do governo, que é percebido como estatizante, e isso paralisa os investimentos. “Minha maior preocupação é superar essa dificuldade, porque assim nós consagraremos um crescimento de 3,5% a 4%", diz ele. “Eu acho que não há nenhuma razão para catastrofismo. Quando você olha a realidade mundial, vê que estamos em uma situação melhor que a maioria dos países. Somos um país em pleno emprego.”
...

De Ivan Martins, REVISTA ÉPOCA

Mais uma conspiração contra o Zé!!!


É claro que José Dirceu não tem nada com isso. É claro que tudo não deve passar de uma tramoia das – como é mesmo, Rui Falcão? – “elites sujas e reacionárias”; é claro que devemos estar diante de mais um “golpe da mídia” contra patriotas como o próprio Dirceu, o Apedeuta, Paulo Vieira e até Rosemary Nóvoa Noronha, a “mulher de Lula” no escritório da Presidência da República em São Paulo. O fato, no entanto, é que Cyonil Borges, o que homem que primeiro delatou a mais nova sujeira conhecida da República, diz ter recebido grana para atender a interesses de José Dirceu.
O intermediário, segundo ele, foi Paulo Vieira, diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Pois é… O PT nem teve tempo ainda de deflagrar a sua campanha suja contra o STF, e eis que já surge um novo escândalo. E lá está o Zé no meio, o “consultor de empresas privadas”. Quando a PF chegou, Rose não teve dúvida: ligou para aquele que tinha sido seu chefe por 12 anos… Ô Zé! Assim as coisas ficam difíceis!
Quem pode estar profissionalmente satisfeito é José Luís de Oliveira Lima, o “Juca”, advogado de José Dirceu – ainda que, pessoalmente, possa estar com o coração partido. Uma coisa é certa: Dirceu não permite que a vida de “Juca” seja aborrecida.
...

De Reinaldo Azevedo, VEJA

Hora de depor: Adams na fila




Luiz Inácio Adams está tentando, via seus articuladores no Congresso, antecipar o seu depoimento, previsto para a semana que vem.  Quer falar amanhã.
Imagina, assim, enfrentar logo o problema, antes que ele cresça mais e mais. Aparentemente, vai levar a cabeça de José Weber, seu segundo, para ser cortada.


Por Lauro Jardim, VEJA

Palácio do Planalto: "Tolerância continuada" por Dora Kramer


A quantidade de “braços direitos” envolvidos em escândalos nos últimos anos não é exatamente um dado que conspire a favor do governo, do PT, do ex-presidente Lula nem da imagem de austeridade da presidente Dilma Rousseff, bordada com canutilho pelo departamento de propaganda do Planalto.
Para citar os casos mais famosos ocorridos em ambiente de Palácio: Valdomiro Diniz era braço direito de José Dirceu, que era braço direito de Lula, que o substituiu por Dilma, que pôs no lugar Erenice Guerra, que caiu na rede da suspeita por tráfico de influência, mesma acusação que fez do braço direito do advogado-geral da União e de pessoa da confiança do ex-presidente alvos de investigação da Polícia Federal.

Convenhamos, não é algo trivial. Tampouco a ser desconsiderado no cômputo geral de “malfeitorias” cometidas na antessala do Poder central
.
Na melhor hipótese demonstra o modo displicente do governo na nomeação de auxiliares, ainda mais quando ocupantes de postos-chave, e a total liberdade com que conseguem atuar longe de qualquer fiscalização ou controle interno. Nunca são sequer importunados. Invariavelmente são descobertos por denúncias publicadas na imprensa ou por operações de iniciativa da PF.
...

De Augusto Nunes, VEJA

José Guimarães é o fiel da balança no Ceará

O futuro líder do PT na Câmara, José Guimarães, é a peça fundamental do que sobra da aliança entre seu partido e o governo do socialista Cid Gomes. Líder do PT estadual, José Guimarães tenta ao menos postergar o afastamento, que é pregado pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sua correligionária.


De Felipe Patury, ÉPOCA

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Prefeito embaraça transição

Depois de não emplacar seu sucessor, Raimundinho da Funerária dificulta transição governamental. MPE pede seu afastamento imediato.
...

De Política, JORNAL AQUI CEARÁ, CE

Crítica - Receita de sucesso



Chambinho do Acordeon em cena do longa. Dos três atores que vivem Luiz Gonzaga, o intérprete novato é o melhor

...
O filme começa com um Gonzaguinha já famoso procurando o pai no interior de Pernambuco. Gonzaga está por baixo, inexplicavelmente pobre, depois de ter vendido, como alegam os créditos finais, mais de 30 milhões de discos. Munido de um gravador, o filho tenta entendê-lo, entre perguntas e bate-bocas. O que vemos é a trajetória mítica do velho cantor, representado por três atores em tempos diversos, todos convincentes. Dos três, o do meio, Chambinho do Acordeon, um novato na representação, é o melhor. Ele não só se parece com o Gonzaga jovem – ele o encarna, de sanfona em punho. Já o gaúcho Júlio Andrade faz um Gonzaguinha cujo combustível é a amargura. Apesar da peruca crespa e mal-ajambrada, consegue se impor sobre o papel.

Pretendendo cobrir quase tudo, Gonzaga corre os riscos próprios do gênero (o principal deles é o retrato disperso de uma personalidade). Resulta daí uma história bem contada e sem buracos aparentes. Um filme correto, que pode alcançar tanto sucesso quanto 2 Filhos de Francisco. Faz o favor de respeitar os personagens, arranca lágrimas, mas não possui o calor que diferencia um filme normal de outro que não sai mais das nossas retinas. Para as contas do cinema brasileiro de hoje, que insiste em produzir longas fáceis de olho num sucesso de público nem sempre garantido, está de bom tamanho.

De Cinema, REVISTA BRAVO!

Seleção Brasileira de Futebol de Salão perde duas estrelas por ordem da FIFA

A FIFA determinou que fossem retiradas duas estrelas dos uniformes da Seleção Brasileira de Futsal, no último sábado (3/11). Elas representam a conquista de dois Mundiais na década de 80, quando o esporte era gerido pela extinta Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). Segue manifestação do presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, sobre o assunto.

“A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) vem a público informar que de maneira surpreendente recebeu comunicado da FIFA determinando a exclusão de duas estrelas contidas em seus uniformes alusivas às conquistas de dois certames mundiais promovidos pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), antes de a FIFA assumir os destinos da modalidade.
Vale ressaltar que no último campeonato mundial, realizado no Brasil, em 2008, o nosso selecionado atuou ostentando cinco estrelas sem qualquer questionamento.
Acatando como sempre as determinações emanadas da FIFA, já retiramos as duas estrelas da nossa camisa.
Em respeito aqueles que com muita luta e galhardia tornaram o futsal brasileiro o mais forte do planeta, faremos gestões para o retorno das mesmas, afinal, sabemos ser este o desejo de milhares de admiradores do nosso esporte, que reconhecem no futsal uma fonte inesgotável de talentos, inclusive do próprio futebol.”

Aécio de Borba Vasconcelos
Presidente da Confederação Brasileira de Futsal
 
 
De CBFS, JORNAL AGORA TÔ, TO

Argentina quer reverter decisão que obriga país a pagar dívida de US$ 1,3 bilhão

Brasília – O governo da Argentina, por intermédio de seus advogados, apresentou ontem (26) ao  Tribunal Federal em Nova York um pedido de urgência para suspender os efeitos de decisão anterior que obriga o país a pagar uma dívida de US$ 1,3 bilhão (R$ 2,7 bilhões) até 15 de dezembro. O dinheiro é reclamado por responsáveis por fundos de investimentos, que detêm pequena parte da dívida argentina, mas que não aceitaram renegociar seus títulos, como fizeram 93% dos credores.

No recurso do governo argentino, preparado pelos advogados ligados ao Ministério da Economia, a alegação é que a ação só seja concluída após o fim das discussões e votações sobre o tema na Câmara dos Deputados. Para o governo, houve falhas na condução do processo - uma delas é que o juiz Thomas Griesa não teria competência para determinar as medidas definidas por ele.
...

De Renata Giraldi, AGÊNCIA ESTADO

Brasil e Polônia apoiam palestinos na proposta de criação de Estado independente

Brasília – Às vésperas de a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas votar a proposta de concessão do status de Estado observador para a Palestina na ONU, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da Polônia, Radosław Sikorski, apoiaram hoje (26) o pleito dos palestinos, assim como a criação de um Estado independente. Porém, os Estados Unidos e Israel se manifestaram contra as duas propostas. A União Europeia, que tem 27 integrantes, está dividida.

“O Brasil apoia um Estado palestino participando das Nações Unidos. Apoia inclusive a participação plena como membro [da organização]. Mas o que está em pauta é o status de observador não pleno, pleito que leito tem apoio considerável”, disse o chanceler brasileiro.

Patriota acrescentou que espera a retomada, o mais breve possível, de negociações de paz que levem a um acordo para que os dois Estados "convivam lado a lado". Sikorski disse que a Polônia também apoia a concessão à Palestina do status de observador na ONU e, futuramente, o de Estado independente. O ministro ressaltou, porém, que a Polônia votará com a maioria da União Europeia – o bloco está dividido.

De acordo com diplomatas que acompanham o assunto, conceder o status de observador pode levar à abertura de discussões sobre a criação de um Estado palestino independente. Entretanto, esse status não dá à Palestina o direito de votar na ONU.
...


De Renata Giraldi, AGÊNCIA BRASIL

Brasil deve ter o pior crescimento desde governo Collor

No biênio 2011-2012, o crescimento médio anual PIB do país deverá ser da ordem de 2,1%. Já no de Fernando Collor de Mello, essa média foi de 0,25%



A presidente Dilma Rousseff deverá encerrar os dois primeiros anos de seu mandato com a segunda pior média de crescimento da história recente do Brasil, só perdendo para o período Collor. No biênio 2011-2012, o crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) nacional deverá ser da ordem de 2,1%, considerando uma expansão de 1,52% prevista para este ano pela mediana do mercado financeiro na pesquisa do Boletim Focus, do Banco Central (BC).
...

De Economia, VEJA